Correia fazendo barulho: Teste rápido!
- Léo Bussinger
- 5 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Fala galera! Algumas vezes vocês podem se deparar com um som de assobio ou de um grilo saindo de dentro do cofre do motor. Descartando a possibilidade de ser de fato um inseto utilizando o seu carro como lugar de descanso, muito provavelmente o que você ouve é causado pelo movimento das correias, seja a dentada (caso seu carro possua) ou outras, como a poli-v.

"- Mas como assim Léo? Por que sai esse ruído?" Com o tempo e/ou uso, é normal que a borracha que compõe a correia venha à ressecar e consequentemente perder sua maciez. Quando isso acontece, o contato íntimo entre ela e os rolamentos e/ou tensores pode gerar esse ruído característico. Quando não, a correia simplesmente se parte e te deixa na mão.


Por isso galera, é fundamental que vocês atentem para o prazo da troca das correias. Se seu carro for como o meu, que possui correia dentada, sua atenção deve ser maior ainda, pois o rompimento dela com o motor em funcionamento pode te gerar um custo muito maior do que o do procedimento de troca preventiva, visto que na absoluta maioria dos casos ocorre o empenamento das válvulas do cabeçote e a única solução é a retífica. O prazo de troca varia de carro para carro, de uso para uso e de dono para dono. O melhor sempre é seguir o manual do seu automóvel. No caso do 147, que teve problemas à época de seu lançamento devido ao erro da FIAT em recomendar no manual a troca a cada 40.000 km, eu realizo e recomendo a troca da correia e do tensor à cada 20.000 km.

Entretanto, no caso daqueles carros que possuem corrente de comando ao invés da correia dentada e possuem apenas correias auxiliares, o dano gerado por um rompimento é bem menor porém ainda sim demanda cuidados, visto que sem essas correias íntegras o motor deixa de recarregar a bateria e em alguns modelos de automóveis deixa até de bombear água, como é o caso do meu 147. Invariavelmente, o motor vai parar de funcionar. Ou por descarregamento da bateria ou por super-aquecimento, sendo o segundo caso bem pior para o motor do seu carro e inevitavelmente para o seu bolso.
Mas vamos ao ponto: Como saber se tal assobio está mesmo saindo de alguma das correias? Confiram o teste no vídeo que gravei abaixo. É simples, inofensivo, rápido e conclusivo. Aprendi com o ADG do Canal da High Torque e realmente vale à pena divulgar. Recomendo que ponham fones de ouvido.
É simples assim. Jogue um pouco de água na correia e veja; parou o barulho? Troque a correia. Não parou o barulho? Então temos algum rolamento ou tensor que merece ser substituído. Enfim, é isso. Até o próximo! Léo Bussinger
Comentarios